Categoria aprova, por unanimidade, paralisações com calendário de mobilizações contra o ataque do governo aos serviços públicos

Reunidos em assembleia, nesta quarta-feira (08/11), na Faculdade de Economia, os Técnico-Administrativos da UFBA aprovaram, por unanimidade, paralisações nos dias 10, 13 e 14/11, com um calendário de mobilizações para a construção da greve contra as medidas do governo Temer que prejudicam os serviços públicos.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, iniciou a assembleia reafirmando que a quadra política do país é de retrocessos. Após a nova legislação trabalhista, que entra em vigor neste sábado (10/1), o governo agora tenta aprovar a reforma da Previdência, sem contar com a Medida Provisória que tem sido estudada para acabar com o PCCTAE, o corte nos recursos das universidades federais e o PDV. Por isso, é precisar intensificar a luta para barrar mais retrocessos.

Plateia_Assembleia

Paulo Vaz, Coordenador de Assuntos Jurídicos do Sindicato e membro da FASUBRA, leu os informes da Federação em relação à orientação para a deflagração de greve e atualizou os presentes sobre as ações programadas. No próximo dia 21 tem audiência pública na Câmara Federal com a Andifes para tratar da situação da educação no país.

Vaz também falou sobre a possibilidade de uma Caravana à Brasília no dia 28/11, juntamente com as centrais sindicais. A ideia é que depois sejam realizadas rodadas de assembleias.

O Coordenador de Comunicação da ASSUFBA, Antonio Bomfim, deu alguns informes e falou sobre as visitas da coordenação do Sindicato para convocar os servidores e a receptividade de categoria em relação ao movimento grevista.

Antes de submeter à votação, o Coordenador Geral, Renato Jorge, lembrou que a mobilização na UFBA deve ser com ocupação e muitas atividades.

Confira o calendário aprovado:

– Plenária das centrais sindicais, nesta quarta-feira (08/11), às 17h, no Sindicato dos Bancários da Bahia

– Reunião com os representantes das unidades, nesta quinta-feira (09/11), às 9h, na nova sede da ASSUFBA, para construção da mobilização para a greve na UFBA

– Dia Nacional de Mobilização, nesta sexta-feira (10/11), com ato na entrada da Estação da Lapa, às 6h, e a partir das 9h, acontece caminhada do Campo Grande ao Comércio

– Paralisação com mobilização nas unidades de Ondina, na segunda-feira (13/11), com ato, às 10h30, na praça das Artes

– Paralisaçãocom mobilização nas unidades do Canela, na terça-feira (14/11), com ato, às 10h30,  na Reitoria da UFBA

– Audiência com o reitor da UFBA, João Carlos Salles, na terça-feira (14/11), às 14h, na Sala dos Conselhos

– Assembleia Geral, na quinta-feira (16/11), às 9h, na Faculdade de Economia

 

Outros pontos

Durante a assembleia, outros assuntos também foram tratados, como a reunião com o reitor da UFBA, João Carlos Salles, nesta quarta-feira (08/11), sobre os cortes de recursos na Universidade. Há uma preocupação também com os terceirizados, que estão ameaçados de serem demitidos. O assunto será aprofundando com a categoria.

 

Segurança

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, demonstrou preocupação com a segurança dos TAEs nas unidades em que há atendimento ao público. Muitos servidores já foram agredidos e ameaçados. O Sindicato vai agendar uma reunião para tratar especificamente do assunto.

 

Coral da ASSUFBA

A abertura da assembleia contou com a apresentação do Coral da ASSUFBA, que existe desde 2001. Inclusive, os servidores que quiserem se inscrever podem procurar por Eloisa Goes, terças e quintas, no auditório da nova sede do Sindicato, localizada na Rua Professor Severo Pessoa, nº 170, Federação, partir das 17h, mesmo local dos ensaios.

Coral

 

 

Fonte: Américo Barros / Focos Filmes