Categoria atende ao chamado da ASSUFBA e lota Sala dos Conselhos Superiores para tratar sobre Turnos Contínuos

A categoria atendeu ao chamado da ASSUFBA e compareceu em peso na reunião para tratar sobre os Turnos Contínuos, solicitada pelo Sindicato, com o Reitor da Universidade Federal da Bahia e Presidente da ANDIFES, João Carlos Salles, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (17/10), na Sala dos Conselhos Superiores.

A reunião contou com a participação de mais de 100 pessoas das Comissões Internas de Ajuste de Jornada das mais variadas unidades acadêmicas e administrativas e interessados. Além do Sindicato, também marcaram presença a Prodep (Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas) e a CAJ-Central.

O Reitor João Carlos Salles apresentou um amplo panorama sobre a atual situação das universidades federais em todo o país e o agravamento da crise que atinge o Sistema Federal de Ensino Público do Brasil.

Sobre o Ofício Circular 012/2019, do dia 27 de setembro de 2019, e para as Unidades/Órgãos que não concluíram o processo de implementação dos Turnos Contínuos, ele disse que “não podemos nos afastar do que diz a lei e os decretos”, lembrou ainda que a Universidade precisa ser protegida por todos.

Durante a reunião, o Reitor continuou a defender os Turnos Contínuos por entender que é melhor para a UFBA.

O Coordenador de Comunicação do Sindicato e membro da CAJ-Central, Antonio Bomfim Moreira, além reforçar a necessidade de defender a Universidade, falou sobre a Comissão. “Os trabalhos têm sido feitos com muita responsabilidade e de forma criteriosa. Não podemos errar ou produzir nenhuma insegurança jurídica”.

O presidente da CAJ-Central, Paulo Dantas, também afirmou o compromisso e o empenho a fim de garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos para a finalização dos trabalhos.

Vale lembrar que, em reunião ocorrida no último dia 8, a Reitoria da UFBA estabeleceu o prazo de 11 de novembro para que as CIAJ’s Locais encaminhem os processos para a conclusão dos respectivos trabalhos.