Categoria da UFRB aprova por unanimidade a Greve Geral da Educação em Assembleia

Nesta terça-feira (07/05), a ASSUFBA Sindicato realizou Assembleia Geral junto aos Técnico-Administrativos em Educação da UFRB. Foi aprovado por unanimidade adesão à Greve Nacional da Educação, sendo acrescentadas à pauta a luta contra a PEC 06/2019, da reforma da Previdência, em defesa do ensino público e contra o corte das universidades.

A categoria aprovou a construção de um ato unificado em Cruz das Almas no portão principal da UFRB e orientou a participação nos atos construídos nas cidades em que a UFRB está presente.

Sobre a situação do auxílio transportes, foi identificado que muitos técnicos tiveram o benefício suspenso. No recadastramento pedido pela universidade, foi indeferido o auxílio, em especial aos técnicos do Centro de Ciências da Saúde em Santo Antônio de Jesus. Todos os servidores que solicitaram o auxílio de Salvador X SAJ tiveram seus pedidos negados.

A Coordenadora Geral da ASSUFBA, Aida Maia, além da representação no CONSUNI, informou ainda que a Minuta de Resolução, que estabelece normas para disciplinar a movimentação dos servidores no âmbito da UFRB, foi retirada da pauta do Conselho Universitário duas vezes.

Foi formada, no Conselho Universitário, a Comissão de Ajustes, com o objetivo de registrar as demandas dos técnicos, que devem procurar a a representação dos TAEs ou responder por e-mail as contribuições no processo.

A Coordenação da ASSUFBA informou ainda que foi encaminhado a minuta, através de e-mail, à categoria para contribuição a fim de subsidiar a representação dos TAEs na Comissão. O intuito é fazer alterações na minuta e depois leva-lá ao CONSUNI. 

Na ocasião, servidores relataram que estão recebendo negativas sobre as solicitações de licença para capacitação, sob a justificativa de que a Minuta de Resolução ainda não foi apreciada pela  categoria, nem pela CIS para ser discutida no CONSUNI.

A ASSUFBA Sindicato reforça que a união da categoria é o carro chefe para derrotar os ataques que os trabalhadores têm sofrido. Os cortes dos orçamentos das universidades públicas e Institutos Federais (IF’s) e a trágica reforma da Previdência afetam em cheio os brasileiros. Neste sentido, a entidade convoca a categoria para se juntar à luta por nenhum direito a menos.