Cerca de 900 indígenas perderam as vidas para a Covid-19

O Brasil já perdeu 894 vidas indígenas pela Covid-19, enquanto 42.192 infecções foram registradas. A informação é da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que divulgou um relatório, nesta quarta-feira (16/12), reportando os casos. O número é maior que o aputado pelo Ministério da Saúde, que aponta para 36.124 contaminações e 501 mortes.

A diferença no total de registros se dá pela forma adotada por cada órgão. O governo brasileiro, por exemplo, não contabiliza a infecção pelo vírus entre os indígenas que não moram nas aldeias e vivem em centros urbanos, enquanto a Apib os inclui no seu relatório.

Além do novo coronavírus, ressalta a Apib, a população indígena vive sob outras ameaças, por negligência e agressões do governo Jair Bolsonaro. “As tentativas de mudança legislativa, o discurso de ódio, o racismo institucional e o avanço do agronegócio sobre os territórios caracterizam a relação do governo federal com os indígenas brasileiros”.

A Apib acusa ainda o governo de não possuir transparência nos dados, o que gera um impedimento no momento da identificação das cidades onde ocorreram as perdas humanas.

 

Foto: Edmar Barros/AP Photo