Cientistas cubanos apresentam protótipo de vacina contra Aids

Cientistas cubanos expuseram, nesta segunda-feira (5) durante um congresso de biotecnologia realizado em Havana, os avanços conseguidos no desenvolvimento de uma vacina contra a Aids, que foi testada com êxito em experimentos com camundongos e que em pouco tempo será aplicada em humanos que contraíram o vírus.

“A nova candidata a vacina contra a Aids” já foi “testada com êxito” em camundongos e “agora estamos preparando” um “ensaio clínico fase um, muito pequeno, muito controlado” com pacientes “soropositivos” que “não estão em etapas avançadas” da doença, explicou aos jornalistas o cientista Enrique Iglesias.

Iglesias lidera a equipe de especialistas que desenvolveu a vacina no Centro de Engenharia Genética e Biotecnológica localizado na capital da ilha caribenha.

Ele esclareceu que a vacina Teravac-HIV-1 foi desenvolvida a partir de “uma proteína recombinante (mediante técnicas de engenharia genética)” e busca induzir “uma resposta celular contra o vírus”.

No entanto, o cientista pediu para “não criar falsas expectativas”, pois “não existe um modelo animal da infecção da Aids que reproduza a doença tal como ocorre nos humanos”.

“Até agora fizemos mais de 100 ensaios clínicos (em humanos) em HIV” em Cuba e em outros países, e “todos falharam”, sentenciou.

O Congresso começou nesta segunda (5) na capital cubana e reúne 600 cientistas de 38 países.

Segundo o Ministério de Saúde Pública de Cuba, a ilha investe mais de 200 milhões de dólares ao ano em programas de promoção, prevenção e atenção a pacientes com Aids, o que inclui o tratamento gratuito para cada doente com remédios retrovirais, alguns dos quais são produzidos no próprio país.

De acordo com informações locais, Cuba se encontra hoje entre os 22 países menos afetados pela Aids com 12 mil contágios e 2.063 mortes pelo vírus desde que foi detectada a doença no território em 1986.

Fonte: Telesur
Tradução: da Redação do Vermelho