Com a reforma da Previdência, Bolsonaro acabou com aposentadoria do Brasil

Após a reforma da Previdência, aprovada por Bolsonaro em 2019, conseguir a aposentadoria ficou ainda mais difícil com o aumento do tempo de trabalho. Os trabalhadores estão demorando em média 2,8 anos a mais para se aposentar. As mulheres precisam de 2 anos a mais de contribuição ao INSS, já os homens devem contribuir por 3 anos e meio a mais. 

De acordo com estudo feito pelo Ministério da Previdência, a reforma aprovada por Bolsonaro acabou com a aposentadoria por tempo de contribuição e estabeleceu  as idades mínimas para mulheres 62 anos e homens, 65. Apesar da alteração valer apenas para novos trabalhadores, quem já estava no mercado de trabalho e quer se aposentar, de acordo com as diferentes regras de transição, deve pagar um pedágio.  

O objetivo deste estudo é estimar os primeiros efeitos da reforma sobre a idade média de aposentadoria. Os dados só reforçam o que já era perceptível, a medida é muito prejudicial para os trabalhadores brasileiros, que vão trabalhar muito mais e receber menos na sua aposentadoria, e assim que Bolsonaro acabou com o direito da maioria da população.