Comando de Greve da UFBA faz avaliação das atividades em Brasília e aponta novas ações

24/07/2012- Com grande representatividade da categoria, o Comando Local de Greve da UFBA se reuniu na sede da ASSUFBA Sindicato, na manhã do dia 24 para avaliar as últimas ações empreendidas em Brasília, como a Marcha Unificada dos Servidores Federais à Esplanada dos Ministérios, no dia 18 e o fechamento do MPOG, no dia 19.

Foto: Eduardo Paranhos

“Estamos convictos de que a caravana foi positiva. Foram três dias de ações que funcionaram. O ato protagonizado pelos técnico-administrativos em conjunto com entidades do setor público e movimento estudantil que obstruiu entradas e saídas do prédio do Ministério do Planejamento foi acertado e conseguiu seu resultado maior, já que no mesmo dia, o governo nos recebeu à tarde”, relatou o coordenador Jurídico da ASSUFBA e coordenador de Aposentados da Fasubra, Paulo César Vaz, que esteve presente no Comando Nacional de Greve.

O coordenador de Comunicação Valmiro dos Santos falou da importância da participação dos aposentados. “Foi uma participação efetiva com a cara da Bahia. Mostramos nossa força e firmeza lá, com os aposentados bem na linha de frente no ato do MPOG. Isso é responsabilidade”, afirmou.

Em greve há 38 dias, a categoria debateu a necessidade de intensificar novas ações que deem maior visibilidade ao movimento entre os dias 23 e 27 de julho, em Salvador. “As nossas atividades de greve estão mostrando ao governo e a sociedade a seriedade e a força do nosso movimento, de várias greves em todo o país contra essa política de austeridade econômica do governo”, salienta a coordenadora geral da ASSUFBA, Nadja Rabello.

Foto: Eduardo Paranhos

Hospitais – As questões envolvendo os servidores dos hospitais durante a greve foram abordadas pela coordenadora de Comunicação, Cássia Virginia Maciel e pela coordenadora de Políticas Sociais da ASSUFBA, Eliete Gonçalves. O Comando prosseguiu tratando de aspectos ligados à greve dos servidores técnico-administrativos da UFBA.

O servidor Renato Jorge Pinto cobrou mais efetividade e participação nas atividades de greve. “Amanhã, dia 25, estaremos numa grande atividade na reitoria e é preciso que a categoria se faça presente como nos dias de assembleia”, falou referindo-se ao ato que a categoria fará a partir das 9h, na reitoria da UFBA com um ‘panelaço’ pelo centro da cidade em mais uma atividade de greve dos servidores técnico-administrativos.

Encaminhamentos – Diante da orientação de intensificação das ações, o CLG UFBA aprovou o seguinte calendário:

25/07 (quarta) – Ato na reitoria com ‘Panelaço’ e passeata. Arrecadação de alimentos para doação aos professores estaduais em greve, 9h;

26/07 (quinta) – Assembleia Geral da Assufba na UFBA, Escola Politécnica, 9h;

27/07 (sexta) – Reunião do CLG UFBA, Sede da Assufba, 9h;

30/07 (segunda) – Ato no portão principal de Ondina, 7h.