Comando de Greve leva demandas ao reitor da UFBA

 

O Comando Local de Greve se reuniu, nesta sexta-feira (04/11), com o reitor da UFBA, João Carlos Salles, no intuito de abrir o diálogo com a Reitoria sobre o movimento, que tem a participação responsável da categoria organizada. O vice-reitor Paulo César Miguez também estava presente.

O coordenador geral da Assufba falou sobre a greve contra a PEC 55, que impõe teto de 20 anos aos investimentos públicos em áreas imprescindíveis para o país como saúde e educação. Aproveitou a oportunidade e convidou o reitor para a assembleia geral, que acontece na quinta-feira (10/11), às 9h, na Faculdade de Economia.

O Comando também solicitou uma nota do CONSUNI (Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia) sobre a greve e a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), de cortar os pontos dos servidores que participarem do movimento. O reitor informou que a próxima reunião do Conselho só deve ocorrer entre 25 e 28 de novembro, já que os docentes estão de férias, mas, se comprometeu a emitir um documento com o posicionamento da Reitoria.

O professor João Carlos Salles reconheceu a legitimidade da greve e salientou que hoje o Brasil passa por um processo grave de restrição de direitos. “Estamos claramente preocupados. A situação é delicada. A Universidade está ameaçada”.

reitor

Greve

Os técnico-administrativos das Universidades Federais da Bahia estão em greve desde o dia 24 de outubro contra a PEC 55, aprovada na Câmara Federal como PEC 241.

Além de congelar gastos, salários dos servidores e concursos, acabar com programas sociais e a valorização do salário mínimo, nas universidades, a PEC 55 inviabiliza projetos de ensino, pesquisa e extensão. Um retrocesso para o país.