Comando Local de Greve da UFBA realiza ato no COM-Hupes

Dando continuidade às atividades de greve, o Comando Local da UFBA realizou, na manhã desta quarta-feira (16/11), ato no COM-Hupes. O objetivo foi estabelecer o diálogo com a população, também prejudicada com a PEC 55, conforme alertou o coordenador geral da Assufba, Renato Jorge. “Se aprovada, a proposta ter uma rebatimento violento na saúde, na educação e nos programas sociais”.

A PEC 55, que tramita no Senado, prevê o teto de investimentos em áreas imprescindíveis para o país. Por conta no Novo Regime Fiscal imposto, o governo não poderá, durante os próximos 20 anos, ter aumentos reais nos gastos, inclusive com os servidores públicos.

ato_hupes_16-11-2016

Desta forma, fica vetada a realização de concursos públicos, criação de novos cargos e concessão de revisão geral de remuneração. Renato Jorge lembrou que a UFBA já viveu o pesadelo de passar duas décadas sem concurso.

A perspectiva não é boa, uma vez que muitos trabalhadores na Universidade estão próximos de se aposentar. O que enxugaria ainda mais o quadro e abriria brecha para a ampliação da terceirização.

Os técnico-administrativos da UFBA estão em greve por tempo determinado desde o dia 24 de outubro por entender que a PEC 55 traz enormes prejuízos para a Universidade, os servidores e todo o conjunto da sociedade. É um retrocesso sem precedentes imposto pelo governo ilegítimo de Michel Temer.