COMANDO LOCAL DE GREVE DA UFBA AVALIA CONTRAPROPOSTA DO MOVIMENTO ENVIADA AO GOVERNO
A contraproposta protocolada pela FASUBRA/Comando Nacional de Greve junto ao governo, no dia 29 de maio, democraticamente foi o centro dos debates na manhã desta terça-feira (04/06), durante reunião do Comando Local de Greve da UFBA, na sede da ASSUFBA.
A atividade iniciou com os informes da Coordenadora da ASSUFBA, Adelmária Ione, e da Servidora Aposentada Edilene Costa, sobre a reunião ocorrida na segunda-feira (03/06) entre a Coordenação do Sindicato, o Comando Local de Greve da UFBA e a deputada federal Alice Portugal.
O Coordenador Geral do Sindicato, Renato Jorge, explicou que uma das ações que está sendo articulada é um Café da Manhã com os parlamentares baianos, na Reitoria da UFBA. O objetivo é buscar que os(as) deputados(as) apresentem emendas parlamentares que garantam recursos orçamentários para a Reestruturação da Carreira da categoria.
Os Coordenadores Nadja Rabello e Giancarlo Damiani fizeram a leitura do Informe de Greve da FASUBRA (IG JUN – 1), que contém as informações oficiais sobre a contraproposta.
As Coordenadoras Virginia Valadão (MCO) e Eliete Gonçalves(COM-HUPES) falaram sobre as ações do Comando Nacional de Greve, do qual fizeram parte e vivenciaram uma semana muito intensa de atividades. Informaram que a FASUBRA conseguiu audiência com a ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), na manhã desta terça-feira (04/06), que antecede o encontro entre o presidente Lula e os(as) Reitores(as), para tratar da greve no Sistema Federal de Ensino Público. Além disto, no próximo dia 11, acontece reunião do CNG com os(as) TAE, no MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos).
Renato Jorge explicou que a orientação da Federação é para que sejam realizadas ocupações nas Reitorias das Universidades no dia 11. Outra ação prevista é a realização de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa da Bahia, sobre a Greve nas Universidades e Institutos Federais, em data a confirmar.
A proposta de Reestruturação da Carreira foi explanada pelos Coordenadores Adelmária Ione e Giancarlo Damiani, além do servidor Fernando Bandeira, também membro da FASUBRA, que fazem parte do Grupo de Trabalho que discute o assunto em parceria com a CNSC (Comissão Nacional de Supervisão da Carreira). Durante a exposição, a aposentada Vera exigiu que o Presidente Lula acabe com a infelicidade da categoria e resolva o problema da greve. “Dinheiro, tem”, disse ela.
Eles falaram sobre a situação atual da carreira e as perspectivas futuras, caso a contraproposta seja aprovada. Para se ter ideia, o impacto final em dezembro de 2026 na folha de pagamento anual total da categoria teria um acréscimo superior a R$ 8 bilhões, um investimento de aproximadamente 40% do PCCTAE.
O RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências) também esteve em pauta. Um pensamento é unânime: é importante garantir uma proposta homogênea, que contemple Ativos(as), Aposentados(as) e Pensionistas.
ATIVIDADES
A ASSUFBA vai agendar uma reunião com a PRODEP, para que o Pró-Reitor Jeilson Andrade apresente os números sobre a Capacitação e a Qualificação dos(as) TAE na UFBA. A Coordenação do Sindicato também estuda promover mais uma edição do PROGRAMA ASSUFBA COM VIDA, realizando uma Live para tratar sobre o RSC.
CINEMA
A Coordenadora Rosemary Silva informou à categoria sobre a mostra do VÍDEO DOCUMENTÁRIO “1798 REVOLTA DOS BÚZIOS”, que será promovida pela ASSUFBA, no dia 12 de junho, às 10h, na Saladearte Cinema da UFBA, que fica no PAC (Pavilhão de Aulas do Canela). Após a exibição do filme, haverá debate com o cineasta Antônio Olavo, diretor do filme.
ESTUDANTES
Durante a reunião, o estudante Moacir Cruz, Diretor do CARB (Centro Acadêmico Rui Barbosa/FDUFBA) solicitou ao CLG/UFBA a possibilidade de tratar com os(as) servidores(as) da PROAE o retorno do serviço de Cadastro Geral para viabilizar as bolsas estudantis. Segundo ele, há 500 processos parados.
PARTICIPE
SINDICATO É PRA LUTAR!