Comando Local de Greve da UFBA debate novas atividades de mobilização

04/07/2012- “O governo não nos recebe e mostra claramente que tem proposta para os docentes em greve, mas não tem para a nossa categoria. Nossa greve já tem uma data definida para terminar que é 31 de agosto do ponto de vista dos prazos orçamentários, porque agora existe uma lei que delimita isso”.

Com essa afirmação, o Coordenador Jurídico da ASSUFBA e Coordenador de Aposentados da Fasubra, Paulo César Vaz informou aos servidores da UFBA e ao Comando Local de Greve sobre a situação nacional do movimento, durante reunião do CLG-UFBA realizada na manhã do dia (3), com a participação maciça da categoria na sede da ASSUFBA, e que ocorre toda terça-feira, às 9h para definir os próximos passos da mobilização.

“Se nenhuma proposta em favor da categoria for inserida na LOA ( Lei Orçamentária Anual) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) até o dia 31 de agosto, ficaremos numa situação extremamente difícil”, explicou Paulo Vaz que informou ainda sobre as reuniões recentes ocorridas em Brasília, mas sem nenhuma contraproposta do governo.

O CLG debateu as próximas movimentações a serem realizadas durante a greve e avaliou a participação nos festejos do Dois de Julho. “Temos que apontar ações importantes para dar uma maior visibilidade ao nosso movimento”, ressaltou o servidor da UFBA, Renato Jorge Pinto.

Uma das estratégias debatidas foi à realização de bloqueio em BRs em todo o país. A ideia apontada pela Fasubra foi discutida pelo Comando que considerou a ineficácia da realização da atividade pelos servidores técnico-administrativos da UFBA.

Mais uma vez, o Comando e servidores da UFBA fizeram a avaliação da greve e externaram a necessidade de pressionar o governo com ações que os sensibilizem para o movimento que é em favor da Educação Pública e de Qualidade.

“A cada dia mais universidades se incorporam ao nosso movimento. Já são 58 IFES (instituições Federais de Ensino Superior) paradas em todo o país”, afirmou a coordenadora geral da ASSUFBA Sindicato, Nadja Rabello.

Como indicação ao CNG/Fasubra, o CLG UFBA decidiu pela seguinte orientação: estruturação imediata e integral do CNG, com todas as representações das universidades em greve; buscar estabelecer de forma mais intensa uma discussão imediata com os parlamentares; ações radicalizadas no MPOG para forçar a negociação já com o governo; indicar mudança na data do acampamento em função do recesso parlamentar, com a indicação de vigília nas Reitorias nos dois dias; casar as caravanas com ação radicalizada no MPOG, com movimentação nas Reitorias, porque só assim deveremos enviar caravanas a Brasília; no quadro do IG que trata das universidades em greve afirmar que a Greve é dos Técnico-administrativos das IFES e não do Serviço Público Federal, pois a Esplanada dos Ministérios não está em greve.

04/07/2012
Ascom ASSUFBA sindicato