Começa no domingo (4/8) a 16ª Conferência Nacional da Saúde – Confira a programação

Inicia no domingo (4/8) e vai até a quarta-feira (7/8), em Brasília/DF, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, a 16ª Conferência Nacional de Saúde, um dos maiores eventos de participação social no Brasil. O evento deve reunir cerca de cinco mil pessoas e vai debater a saúde pública como direito de todos e a democracia brasileira.

Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, a conferência, nesse momento da conjuntura, traz como tema principal – “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos: Saúde como direito, consolidação dos princípios dos Sistema Único de Saúde (SUS) e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Delegados e delegadas da base da FASUBRA Sindical de todo o país, coordenadores da Federação, representantes de movimentos sociais, entidades sindicais, conselheiros de saúde, usuários, trabalhadores e gestores do SUS, entre outros, vão debater as diretrizes de políticas públicas para o Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde.

A 16ª Conferência (8ª+8 = 16) –  referencia-se na 8ª Conferência, realizada logo após a redemocratização e cujo resultado gerou as bases para a seção “da saúde” na Constituição Federal de 1988, com a criação do Sistema Único de Saúde – SUS), o que consolidou a Saúde como direito de todos(as) e como dever do Estado.

Confira a programação do evento.

Veja tudo sobre o evento aqui.

 

Fonte: FASUBRA