Começa o Fórum Internacional 20 de Novembro

Com a presença de pesquisadores, estudantes e ativistas pró-igualdade racial e inclusão social, teve início nesta quarta-feira, dia 21, o Fórum Internacional 20 de Novembro, realizado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no campus de Cruz das Almas. A abertura aconteceu no auditório Zumbi dos Palmares e reuniu mais de dois mil participantes de várias nacionalidades, que debatem até a próxima sexta-feira, dia 23, temas como relações raciais, sexualidade, gênero, políticas e práticas afirmativas.

O reitor Paulo Gabriel Nacif e o vice-reitor Silvio Soglia demonstraram a satisfação da UFRB em sediar um evento que traz ao centro do debate temáticas que tanto representam a população da Bahia, e em especial do Recôncavo, e ressaltaram o desejo de que as disposições oriundas do Fórum possam ser colocadas em prática em todo o período da história da Universidade. “Que os temas aqui debatidos contribuam para a formação política da nossa comunidade e possam ser introduzidos posteriormente também nas salas de aula”, disse Soglia.

O reitor elogiou o caráter inclusivo do evento, destacando este conceito ao lado do ensino de qualidade como essenciais para a formação humanística. Em poucas palavras, Nacif declarou: “precisamos defender a diversidade da universidade e das relações. Quanta mais diversa nossas relações, melhores seres humanos nos tornaremos”. Por sua vez, o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Ronaldo Barros, lembrou que um dos objetivos desta edição é a reflexão sobre os 10 anos de políticas afirmativas no Brasil e o apontamento de novos caminhos a partir da Lei de Cotas.

Barros acredita que o novo formato do Fórum, desta vez concentrado em apenas um campus da UFRB e em versão internacional, promove um diálogo mais amplo entre as várias áreas do conhecimento e permite a troca de experiências com pesquisadores de outros países. Por fim, ele ressaltou que espera ainda que o evento possa ampliar o diálogo com a cultura negra através das muitas atrações incluídas na programação, como a Feira de Arte e Cultura Negra, o Prêmio Mário Gusmão, a Mostra de Cinema Negro e a apresentação de artistas locais.

Representantes da Pró-Reitoria de Extensão, Giovana Temple; do Fórum de Diretores, Clarivaldo de Sousa; da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (SEPROMI), Tricia Calmon; da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo da Bahia (APUR), Hebert Toledo; do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos das Universidades Públicas Federais e Fundações Apensas do Estado da Bahia (ASSUFBA), Elielson Aquino; da Associação de Pesquisadores Negros da Bahia (APNB), Marluce Macedo, e do colegiado estudantil, Alane Reis, também fizeram parte da mesa de abertura.

Fonte: http://ufrb.edu.br