Comissão aprova requerimento de Alice sobre desmonte dos IF’s

A Comissão de Educação da Câmara acaba de aprovar requerimento da deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) que solicita realização de audiência pública para discutir a intenção da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC de fundir os campi do Instituto Federal da Bahia e do Instituto Federal Baiano de Valença (BA).

Na semana passada, Alice denunciou essa proposta do governo golpista no Plenário da Câmara e também participou, no final de junho, de um debate em Valença, onde ela reiterou que essa medida do MEC representa o desmonte dos institutos federais e um ataque frontal à autonomia das instituições.

“O MEC está planejando esta fusão sem maiores discussões com as comunidades acadêmicas dos dois institutos e sem ouvir a população de Valença. A extinção de um campus poderá promover demissão de servidores, exclusão de parcela significativa da juventude e de trabalhadores ao acesso à Educação de qualidade como direito social, além de reduzir os impactos positivos que a existência de dois Institutos Federais trazem para toda a região”, justifica Alice.

Para a audiência, serão convidados: o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte; o reitor do IFBA, Renato da Anunciação Filho; o diretor-geral do campus Valença do IF Baiano, professor Geovane Guimarães; a diretora-geral do campus Valença IFBA, professora Alba Rogéria dos Santos Silva; e a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eline Neves Braga Nascimento.

 

Fonte: Ascom Alice Portugal

Post a comment