Comissão da Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal do Noroeste da Bahia

Estudantes de Irecê e microrregião que não têm a possibilidade de ir à outra cidade para cursar nível superior terão nova oportunidade de continuar os estudos. No último dia 5 (quarta), a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados (CTASP) aprovou o Projeto de Lei 2.050/11, que cria a Universidade Federal do Noroeste da Bahia, com sede no município de Irecê-BA.

Até o primeiro semestre de 2013, a proposição de autoria do deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) será avaliada pelas comissões de Finanças e Tributação, de Cidadania, Constituição e Justiça, e Educação e Cultura, da qual faz parte a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), que é servidora licenciada da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Para Alice Portugal, a iniciativa ajudará a ampliar os benefícios sociais, econômicos, culturais e o desenvolvimento da região. “A Bahia é um estado que possui poucas instituições públicas de ensino superior. A implantação da Universidade Federal do Noroeste da Bahia será importante para a educação, já que uma parcela significativa dos estudantes da região precisa deixar sua cidade em busca de oportunidades”, ressalta Alice Portugal.

O município de Irecê possui campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), além de faculdades particulares. Entretanto, as instituições de ensino oferecem poucas opções de cursos e o número de vagas ainda é insuficiente para atender a demanda da população.

O projeto da Universidade Federal do Noroeste da Bahia faz parte do sistema federal de educação superior, sendo vinculada ao Ministério da Educação, que prevê a extensão da Universidade para os municípios de Xique-Xique, Canarana, Uibaí, entre outros.

ASCOM ASSUFBA Sindicato com informações do site Líder Notícias