Comitê Covid da UFBA indica que há condições para retomada de atividades presenciais por público mais amplo

Em sua mais recente avaliação do quadro epidemiológico no Estado e nas três cidades onde a UFBA possui campi – Salvador, Vitória da Conquista e Camaçari -, o Comitê de Assessoramento do Coronavírus da UFBA indica que já há condições sanitárias seguras para a retomada das atividades presenciais por pessoas de todas as faixas etárias e portadores de comorbidades, desde que apresentem ciclo vacinal completo.

Na Nota Técnica, o Comitê explica que a atual onda de casos confirmados e óbitos pela covid-19 encontra-se muito próxima de se encerrar, indicando que o número registrado nas últimas semanas se aproxima do registrado no início de janeiro.

Além do retorno às atividades presenciais de modo mais amplo, o quadro sanitário indica também a possibilidade de suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras em grande parte dos espaços da Universidade. Recomenda-se, contudo, o uso de máscaras em espaços sem ventilação natural e que proporcionem situações de aglomeração, bem como para pessoas com idade acima de 60 anos ou que tenham comorbidades.

À luz desse novo conjunto de informações acerca do quadro epidemiológico, o Comitê irá atualizar o Plano de Biossegurança da UFBA. As normas de biossegurança e realização de atividades presenciais definidas por resolução deverão, em breve, ser objeto de nova deliberação pelo Conselho Universitário.

Leia a íntegra da Nota Técnica.