Comunidade acadêmica da UFPA permanece mobilizada contra a adesão à Ebserh

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará (UFPA) permanece mobilizada contra a adesão da instituição à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Em protesto contra a arbitrariedade na votação sobre assinatura de contrato com a Empresa, o prédio da reitoria foi fechado. Os estudantes ocuparam o hall da reitoria, e há uma assembleia prevista para deliberar os encaminhamentos.

Na manhã de terça-feira (17), a comunidade acadêmica conseguiu barrar a privatização dos hospitais universitários João de Barros Barreto e Bettina Ferro de Souza. Docentes, técnicos administrativos e estudantes inviabilizaram a reunião do Conselho Superior Universitário (Consun) que votaria a cessão dos hospitais à Ebserh. Os três segmentos reivindicam mais debates sobre a questão nas unidades acadêmicas da UFPA e que a população também seja ouvida.

Em manifestação contra a postura da Administração Superior da universidade, que não atende à comunidade acadêmica e se recusa a promover novos debates sobre a adesão à Ebserh, os estudantes fecharam, com correntes e cadeados, os portões do prédio da reitoria, local onde seria realizada a reunião do Consun, e a comunidade acadêmica ocupou o hall do prédio. A reitoria e a Administração Superior da universidade tentaram transferir o local da reunião por duas vezes, mas não conseguiram instalar a sessão, após protestos feitos pela comunidade acadêmica.

Violência
De acordo com filmagens, o vice-reitor Horácio Schneid tentou agredir um estudante na saída do Centro de Capacitação da Universidade (Capacit), e o carro que o transportava quase atropelou um grupo que protestava em frente ao veículo.

Fonte: http://www.andes.org.br