Conferência cobra mais direitos e poder para as mulheres

A deputada Alice Portugal participou, na última sexta-feira (13), da 4ª Conferência Estadual de Política para as Mulheres, em Salvador, e reafirmou a sua luta em defesa dos direitos da mulher brasileira. A abertura do evento foi realizada na quarta-feira (11), com a participação de representantes de diversos movimentos sociais de mulheres, autoridades e parlamentares.
Alice tem sido uma incansável defensora dos direitos da mulher no Congresso Nacional e notabiliza-se por ser autora de diversos projetos que elevam o papel da mulher na sociedade brasileira. “Precisamos evoluir para que as políticas públicas encarem a mulher como uma cidadã que precisa ser empoderada, para superar essa distorção e essa discriminação que perseguem a mulher há séculos”, disse Alice na Conferência.

Evento reuniu mais de 1200 mulheres de 344 cidades baianas

Presente no evento, a vereadora Aladilce se disse orgulhosa do que presenciou. “Temos mais de mil mulheres aqui se manifestando contra todas as formas de violência, com seus testemunhos, lutando por igualdade de oportunidade no mercado de trabalho, salário igual para trabalho igual e reconhecimento”.
No segundo dia de evento, foi realizada a tão esperada palestra magna, ministrada pela pesquisadora e doutora em Ciências Políticas Lúcia Mercês de Avelar. Ela apresentou uma análise do panorama de conquistas das mulheres e questionou os motivos que levam as mulheres a terem tantas dificuldades de entrar nos partidos políticos, apesar de já terem tantas conquistas alcançadas. Segundo Lúcia, o cenário político tem muito o que melhorar para as mulheres e é possível enfrentar o domínio masculino.
Para a secretária de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, é importante ter esse diagnóstico e o retrato da organização das estruturas, para que possamos pensar melhor as estratégias. “Todas as questões da desigualdade decorrem do desempoderamento. É fundamental, portanto, discutir como será a partilha do poder daqui pra frente”.
A conferência terminou, nesta sexta-feira, com a aprovação de propostas a serem levadas à etapa nacional pelas delegadas eleitas. Teve também a posse das novas integrantes do Conselho em Defesa dos Direitos das Mulheres.
Fonte: Portal Alice Portugal