Conferencista britânico debate atualidade de Marx na UFBA

DavidHarvey - café cientificoDiante das consequências da crise econômica global e da nova configuração política no Brasil e no mundo, o que Marx tem a nos ensinar hoje? Como a sua vasta obra, principalmente O capital, pode contribuir para entender e transformar o nosso tempo?  – Essas interrogações nortearão a conferência internacional intitulada Para ler O Capital que será ministrada pelo consagrado geógrafo britânico David Harvey que acontece às 17h, do próximo dia 26/03, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.

A atividade que é promovida pela UFBA em parceria com a Boitempo Editorial e Fundação Lauro Campos integra a programação do seminário internacional “MARX: a criação destruidora” cujo objetivo é  debater a atualidade e a pertinência da produção teórica do filósofo alemão.  Após a conferência haverá sessão de autógrafos de obras da editora, entre elas a edição especial, com tradução inédita, do livro I d’O Capital, de Karl Marx, 15º título da Coleção Marx Engels, além de Para entender O Capital de Marxde David Harvey; Menos que nada: Hegel e a sombra do materialismo dialéticode Slavoj Žižek.

O conferencista David Harvey é um dos convidados do Café Científico da UFBA – atividade de extensão promovida pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFBA e o Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), em parceria com Livraria Multicampi (LDM). Na ocasião, o professor Jorge Almeida (da UFBA), integrante da Fundação Lauro Campos também participará do evento.

O seminário internacional “MARX: a criação destruidora”, o IV Seminário Margem Esquerda, também se estende às cidades de São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Recife. Confira a programação completa do seminário em todas as cidades.

Fonte: www.ufba.br