Congelamento de salário dos servidores públicos pode sair do alvo caso o marco fiscal seja aprovado

Os servidores públicos podem se livrar de novos congelamentos salariais e cortes de jornada, caso o auxílio emergencial seja ofertado a partir do novo marco fiscal. A decisão foi anunciad pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em reunião com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Os parlamentares acordaram com o governo a retirada da proposta do marco fiscal, que deve ser apresentada ao Congresso Nacional nesta semana. Até então, Paulo Guedes dizia que o congelamento do salário dos servidores pelos próximos 3 anos, além do corte da jornada de trabalho, já seriam suficientes para as novas rodadas do auxílio emergencial.

O Congresso dará início à votação das medidas de ajuste fiscal, como contrapartida ao benefício e editará uma Medida Provisória liberando o auxílio, com valor definido, assim que esse “marco fiscal” for aprovado pelo Congresso. A esperança é de que o trâmite tire a responsabilidade dos servidores públicos de pagarem a conta do governo.