Congresso da UFBA abre espaço para debate sobre Turnos Contínuos

 

Na tarde do domingo (17/07), técnico-administrativos da UFBA se reuniram, no Instituto de Biologia, Ondina, para debater a flexibilização para ajuste de jornada de trabalho. A discussão integrou a programação do Congresso da Universidade, em comemoração aos seus 70 anos.

Mais do que uma explicação sobre o andamento dos trabalhados da CAJ Central (Comissão de Ajuste de Jornada) para a implantação dos Turnos Contínuos, a atividade foi uma oportunidade dos técnicos sanarem diversas dúvidas sobre o assunto.

IMG_0108

O presidente da CAJ/Central, Paulo Dantas, fez um passo a passo de como acessar o sistema de informações de ajuste de jornada de trabalho e como o formulário disponível no site deve ser preenchido pelas Comissões Internas. Os presentes puderam intervir para fazer questionamentos, devidamente respondidos pela mesa.

O membro da CAJ/Central, Jair Sampaio, informou que a Comissão, que existe há quase três anos, norteou as ações em dois princípios: transparência e participação. Segundo ele, foram criadas maneiras de inserir os interessados no processo e “é muito importante que os técnicos interajam com as suas comissões”.

IMG_0113

Jair explicou ainda que não existe a obrigatoriedade de toda a unidade fazer a solicitação da implementação dos Turnos Contínuos. Não há limite de pedido por local de trabalho, desde que sejam respeitadas as regras presentes na resolução que regulamenta o ajuste de jornada.

IMG_5102

Na mesa, o representante da CAJ/Central e coordenador da Assufba, Antônio Bomfim, deixou claro que as ações da Comissão e da categoria vão resultar na transformação da UFBA, com a marca, contribuição, compromisso e responsabilidade de cada um. “A Universidade do século 21 precisa funcionar os três turnos”, disse.

O coordenador do Sindicato, Euler Penha, também integrante da CAJ/Central, considerou o debate no Congresso um momento único na instituição. “É uma construção coletiva. Todas as opiniões são válidas e construtivas”.

O coordenador para Assuntos Jurídicos da Assufba, Paulo Vaz, elogiou o trabalho feito pela CAJ/Central e disse ser necessário que a categoria participe ativamente de todo o processo.

Fotos: Foco Filmes / Assufba