Congresso da UFBA: ASSUFBA participa da abertura no Salão Nobre da Reitoria

A categoria participou do ato solene de abertura do Congresso da UFBA, nesta terça-feira (14/03), no Salão Nobre da Reitoria. A mesa de abertura contou com a presença do reitor Paulo Miguez; do vice-reitor Penildon Silva Filho; do presidente da Academia de Ciências da Bahia, Manoel Barral Neto; da secretária de Educação da Bahia, Adélia Pinheiro; do representante do DCE, Arlindo Neto; do diretor acadêmico da APUB, Ponciano de Carvalho; e da Coordenadora da ASSUFBA, Aldemária Ione.

A noite contou com as belíssimas apresentações do Madrigal da UFBA com a Orquestra Sinfônica da instituição, sob regência de José Maurício Brandão (EMUS), o grupo de pesquisa Lavrare (Laboratório de Voz: rastros e redes), e os dançarinos Emerson Santana, Guilherme Rosas e Filipe dos Santos, alunos da Escola de Dança, que abrilhantaram a solenidade inesquecível.

LEIA O DISCURSO DA ASSUFBA AO CONGRESSO DA UFBA PROFERIDO POR ADELMÁRIA IONE:

Magnífico Reitor Professor Paulo Miguez!
Magnífico Vice-reitor Professor Penildon Filho!
Boa noite! Eu sou Adelmária Ione dos Santos, TAE lotada no ICTI-CAMAÇARI CAMPUS CARLOS MARIGHELA, e nesta solenidade de abertura do Congresso falo em nome da gloriosa ASSUFBA SINDICATO e da nossa categoria presente nas lutas históricas em defesa da democracia, do Sistema Federal de Ensino Público e dos trabalhadores em geral.

Boa noite a todas as pessoas que estão participando deste congresso. No próximo 2 de Julho comemoraremos os 76 anos da nossa querida Universidade Federal da Bahia. Uma das maiores Instituições Públicas de Ensino Superior do nosso país e, sem dúvida alguma, a maior do norte e nordeste do país.

Senhoras e Senhores mais uma vez em nome da Assufba cumprimento o Magnífico Reitor, Professor Paulo Miguez, os demais membros desta mesa de abertura e a Comunidade Universitária presente neste SALÃO NOBRE para dizer que para a Assufba, participar deste evento é VALORIZAR não apenas a universidade, mas, sobretudo, o conhecimento científico. AFIRMAMOS E DEFENDEMOS COLETIVAMENTE O CONHECIMENTO que, durante o último quadriênio presidencial, foi fortemente atacado e perseguido em nosso país por uma espécie de gestão pública baseada no fundamentalismo e obscurantismo que pregava o ódio à ciência e a todos os atores que a faz existir. RESISTIMOS. SOBREVIVEMOS. O AMOR VENCEU O ÓDIO!

Dessa forma, desejamos a todos os participantes, momentos singulares de produção e de difusão de novos saberes científicos que estejam atrelados à ação política e ao exercício da ética, contribuindo para o fortalecimento do ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO a serviço da sociedade e do bem comum. Que JUNTOS E JUNTAS POSSAMOS reacender o potencial do conhecimento científico em nosso país; que SEJAMOS capazes de ACOLHER e incentivar os jovens a se interessarem por essa nobre atividade humana que transforma desencantos, desesperanças e angústias em saberes capazes de melhorarem as nossas vidas, simplesmente porque possuem o potencial de produzirem felicidades humanas.

Assim, meus queridos colegas técnico-administrativos, professores, alunos, terceirizados, visitantes e todas as comunidades de práticas que estejam neste auditório ou nos assistindo nas Redes Sociais, a ASSUFBA SINDICATO deseja a todos vocês um ótimo CONGRESSO na esperança de que cada discussão realizada no interior desta casa do saber seja canalizada para fortalecer a nossa luta política e democrática em prol da construção de uma sociedade cada vez mais justa, menos desigual e habitada por seres humanos comprometidos com o cuidado de si e com o cuidado do outro. É POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA TODOS E TODAS! CONTRA O NAZIFASCISMO BOLSONARENTO! CONTRA O ASSÉDIO MORAL E OUTRAS OPRESSÕES NAS UNIVERSIDADES! TURNOS CONTÍNUOS PARA TODOS INDISTINTAMENTE! TELETRABALHO SEM PREJUÍZOS AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS! VIVA A UNIVERSIDADE, VIVA! VIVA A ASSUFBA SINDICATO, VIVA!

UM GRANDE ABRAÇO! A LUTA DOS TRABALHADORES NÃO TEM FIM!!!