Conselho Estadual CTB-Bahia reforça a importância da Unicidade Sindical

Nesta segunda-feira (4/11) ocorreu o 3° Conselho Estadual CTB Bahia, no auditório do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINPOJUD), em Nazaré. O evento contou com presença de diversas lideranças da categoria e discutiu a atual conjuntura em busca de desenvolver ações para o fortalecimento do movimento sindical. Para debater o tema, foi convidado o assessor parlamentar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Marcos Verlaine.

Com tema “Frente Ampla em defesa da UNICIDADE SINDICAL”, o 3º Conselho se iniciou com a leitura do Regimento Interno da CTB, visando maior transparência e união entre os trabalhadores. Logo em seguida, Verlaine buscou a discussão sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 171/19) e Organização Sindical.

O assessor parlamentar do Diap ressaltou a importância da força sindical, pois sem os sindicatos “a realidade dos trabalhadores seria infinitamente pior”, afirmou. Verlaine comentou também a respeito do atual cenário nacional, desde a reforma trabalhista iniciada no governo Temer até o período de eleições presidenciais de 2018, com a vitória de Jair Bolsonaro.

Pela tarde, as lideranças presente decidiram em votação, a escolha dos delegados que irão compor o Conselho Nacional da CTB, em Brasilia, que acontece entre os dias 13 e 14 de dezembro.

A deputada Alice Portugal (PCdoB – BA) fez uma breve participação onde reforçou em seu discurso, a importância do fortalecimento do movimento sindical, frente ao atual governo que é anti-direito dos trabalhadores. 

O evento contou com a participação da Coordenação da ASSUFBA,  e de diversos outros sindicatos.