Consulta democrática para escolha da Reitoria da UFBA: ASSUFBA dá um um giro nas unidades

Os Técnico-Administrativos em Educação, professores e estudantes da UFBA estão fazendo bonito na Consulta Democrática Prévia Informal à Comunidade Universitária para escolha do Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da instituição – quadriênio 2022-2026. A votação termina nesta quarta-feira (25/05). Por isso, quem ainda não votou deve ir a uma unidade/órgão fazer valer o direito de voto.

Durante o giro nas unidades da universidade, a ASSUFBA reafirmou a defesa da democracia e da autonomia universitária. Para a coordenadora do Sindicato, Aldemária Ione, a consulta democrática da UFBA, uma das melhores universidades do país, é um marco histórico. “A participação da comunidade para eleger um projeto que dê continuidade a esta instituição permanecer sempre nos ranking das melhores instituições de ensino superior no país vai se concretizar na urna. Esse projeto tem a identidade, tem o DNA da comunidade, é um projeto construído a muitas mãos”, pontuou.

Para a estudante Jessica Baiano, a gestão nova gestão tem de defender a Universidade, por uma UFBA mais ampla e inclusiva. Sobre as expectativas para o novo reitorado, a técnica de Enfermagem da MCO, Simone Santana, espera que o reitor eleito melhore as instalações na maternidade para que haja melhor qualidade de trabalho. “Espero também que, mesmo com a administração da Ebserh, a nossa autonomia em votar e os nossos direitos sejam garantidos”.