Coordenação assina Procuração para ação de equiparação do auxilio alimentação e delegados aprovam regimento eleitoral

Foto Fasubra

A sexta-feira (23) foi de muito trabalho para delegados e delegadas que participaram da Assembleia da Fasubra realizada na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em Brasília.

Logo no começo do evento, os coordenadores-gerais da federação assinaram simbolicamente as procurações para que a federação entre como amicus curiae – parte interessada – nas ações que discutem a possibilidade de equiparação do auxílio-alimentação de carreiras diferentes do funcionalismo público.

Anteriormente, os coordenadores-gerais Janine Vieira Teixeira e Paulo Henrique dos Santos haviam dado informes sobre a EBSERH e aprovação do PL 4368/12 (Acordo de Greve). Janine Teixeira disse que obteve informações da Andifes de que não existem contratos de adesão à EBSERH nas universidades e tão pouco previsão orçamentária para a empresa em 2013.

Paulo Henrique falou sobre a audiência pública ocorrida na Comissão de Trabalho e Serviço Público da Câmara dos Deputados (CTASP), informando a audiência da assembleia de que há disposição daquela casa legislativa de aprovar o PL 4386/12 ainda este ano, de maneira que o impacto financeiro já possa ser sentido pela categoria em janeiro de 2013, necessitando apenas que o PL sofra modificação no texto para corrigir falhas referentes ao Anexo III.

Após as falas, foi aprovada pelo plenário a formação da Comissão Eleitoral que coordena a eleição do Conselho Fiscal da Fasubra, a acontecer no sábado (24). A comissão ficou assim composta: Sirle de Souza, Valdeir Alves Nogueira, Aldemar Sena de Araújo, Rogério Joaquim da Silva e João Raimundo Mendonça de Souza. Todos eles representam as forças políticas que atuam na Fasubra e apresentaram em conjunto o regimento da eleição.

Em seguida, foi aberto espaço para os informes de base que abordaram diversos assuntos, tais como o curso da CIS promovido na UFRGS; resultado das reuniões dos Consunis sobre EBSERH; Geap, ponto eletrônico e biométrico, e sobre a situação dos HU´s e ações realizadas nos estados para barrar a implementação da EBSERH, dificuldades encontradas por dirigentes sindicais de base para conseguir liberação e participar de atividades exigidas pelos mandatos sindicais, entre outros.

À tarde, os delegados deram início aos trabalhos com a coordenação-geral repassando informes referentes à administração da Fasubra e recebendo das mãos da DN o relatório oriundo do Seminário dos HU´s (Encontro Nacional dos Hospitais Universitários), realizado no início do mês.

Posteriormente, a Comissão Eleitoral procedeu à leitura do Regimento Eleitoral da Eleição do Conselho Fiscal, que foi aprovado pelos delegados.

Foto Fasubra

No meio da tarde, foi dado início ao processo de análise da conjuntura nacional. As intervenções dos delegados abordaram questões da política econômica nacional e internacional e que têm impactos diretos no cotidiano do brasileiro, como a greve os trabalhadores da Europa, a luta do povo palestino; questões sobre racismo; acordo coletivo especial; propostas de participação em atos públicos contra o acordo coletivo especial e que tenham o objetivo de anular a reforma da previdência; de impedimento do funcionamento da EBSERH; e reivindicações de que sejam intensificadas as ações no sentido de pressionar o Governo a realizar as reuniões dos grupos de trabalho o mais breve possível e a realização de encontro de aposentados pela Fasubra.

Em muitas das exposições,  a Fasubra foi parabenizada por ter realizado no dia anterior o seminário que tratou dos 317 anos da morte de Zumbi dos Palmares, combate à violência contra a mulher e diversidade sexual.

Protesto – Também foi sugerido, que a Fasubra se posicione contrariamente à entrada de Cláudia Costin no Ministério da Educação enquanto secretária de Educação Básica, por ter sido a mesma responsável pela reforma administrativa do Governo Fernando Henrique Cardoso que tantos prejuízos trouxe aos servidores da Administração Pública.

Por conta do adiantado da hora, a DN fechou um acordo com o plenário para que algumas falações ficassem amanhã (24), assim 24 pessoas devem da sequência à análise de conjuntura na manhã desde sábado.

Ao final do primeiro dia da Assembleia, foram computados 125 participantes entre delegados e delegadas. Amanhã (sábado, 24), eles darão mais um passo para comprovar o caráter democrático da Fasubra, ao votarem os nomes dos componentes do Conselho Fiscal, que irá acompanhar as contas da entidade pelos próximos dois anos.

Fonte: Por Carla Jurumenha – Jornalista da Fasubra Sindical