Coordenação da ASSUFBA e Seção Sindical têm encontro com Superintendente do HUPES

Dando sequência aos encaminhamentos das últimas reuniões realizadas com os(as) servidores(as) do HUPES e a Seção Sindical, a Coordenação da ASSUFBA se reuniu na manhã desta terça-feira (03/09) com o Superintendente do HUPES, Prof. Valber Meneses, e os gerentes e chefias Carolina Calixto, Eglantina Alonso, Rodrigo Machado, Diego Saraiva, Rosana Mota e Rodrigo Pimentel.

Na pauta, os(as) servidores(as) abordaram o Controle de Frequência, a Hora Ficta, Segurança e Condições de Trabalho, Fluxo do PA e o PDP, que diz respeito à capacitação dos servidores. O coordenador da pasta de Políticas de Saúde do Trabalhador, Giancarlo Damiani, iniciou as discussões pelo Ponto Facultativo, relatando a situação em que algumas chefias não respeitam as orientações da Administração Central para os servidores RJU. Como solução, foi solicitado que a gestão reforce e registre no sistema a norma do Ponto Facultativo da Prodep.

A Hora Ficta, referente à décima terceira hora de serviço noturno, foi uma das conquistas para os trabalhadores do hospital, conforme o Termo de Acordo de Greve Nº 11/2024. Agora, essa conquista faz parte das demandas ao superintendente, para que todos(as) que têm direito possam ter o cálculo acrescido em suas remunerações.

As condições de trabalho e segurança nas instalações do COM-HUPES foram amplamente discutidas. Relatos dos próprios trabalhadores da Seção Sindical, como o de Vilma Ribeiro, destacaram a falta de um espaço de convivência no Ambulatório Magalhães Neto, problemas no uso dos elevadores, que transitam pacientes, trabalhadores e lixos hospitalares no mesmo local, e a falta de equipamentos de trabalho, como uma simples cadeira.

Outros problemas, como a superlotação do estacionamento, que obriga os trabalhadores a chegarem muito mais cedo para iniciar sua jornada de trabalho, também foram pontuados. Além disso, a Seção fez uma solicitação de vigilância nos entornos do hospital, principalmente durante a noite. Sobre esses temas, as chefias informaram sobre um conjunto de medidas que já estão sendo tomadas.

Sobre o Fluxo do PA, a Coordenadora da pasta de Políticas Sociais e Anti-Racistas, Eliete Gonçalves, relatou alguns casos que mostram a situação de um fluxo inadequado, que sobrecarrega os servidores, que chegam a passar mal nos locais de trabalho e não recebem o atendimento necessário.

Categoria e gestão precisam andar lado a lado

Para aproximar a gestão dos trabalhadores, a Coordenação solicitou um encontro geral entre os servidores RJU e a superintendência ainda no mês de setembro. No dia 11/09, a ASSUFBA realizará um encontro com as lideranças e seções sindicais do HUPES e MCO, com a presença da Prodep, e informou antecipadamente ao superintendente que será enviado um ofício solicitando a liberação dos trabalhadores que irão participar.

PARTICIPE!
Sindicato É Pra Lutar.