Coordenadora de Saúde do Trabalhador, Almira do Rosário, é aprovada em sua defesa de mestrado

Na manhã desta terça-feira (10/12), no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ICS), foi realizada a defesa da dissertação de mestrado da Coordenadora de Saúde do Trabalhador da ASSUFBA Sindicato, Almira do Rosário. Com presença de familiares, amigos e colegas de trabalho, Almira obteve aprovação da banca examinadora do seu trabalho, intitulado: Análise da Atenção Prestada à Saúde dos Trabalhadores do Complexo Hospitalar da Universidade Federal da Bahia. A Coordenação da ASSUFBA esteve presente e ainda a homenageou neste dia especial.

 

 

Almira apresentou para os presentes e para banca formada pelos professores: Isabela Cardoso (orientadora, ISC/UFBA), Iracema Silva (co-orientadora, SESAB), Paulo Gilvane Pena (FAMEB/UFBA) e Eliane Sales (CESAT/ANAMT/SESAB); um panorama de como os trabalhadores dos dois principais vínculos empregatícios do Complexo Hospitalar da UFBA (COM-HUPES) encontram atendimento às suas necessidades de saúde, além de apresentar dados sobre possíveis causas de adoecimento e serviços utilizados para o atendimento destas necessidades. Foi debatido ainda sobre as dificuldades no acesso a esses atendimentos e como é o olhar dos gestores sob a situação dos trabalhadores.

 

 

Após sua apresentação, Almira agradeceu a sua família por sempre apoiá-la nas suas lutas e decisões profissionais, aos seus colegas de Sindicato que se faziam presentes, e ao amigo, também integrante da ASSUFBA, Paulo Vaz. “Ele me disse que estaria aqui, e tenho certeza que Paulo se faz presente. Paulo Vaz presente”, exclamou Almira.

 

 

Para a banca examinadora, Almira atingiu seus objetivos e contribuiu para a instituição de ensino UFBA de modo essencial na descrição dos modelos contratuais principais do COM-HUPES. O Prof. Paulo Pena comentou: “Suas questões trazem dados importantes para comparação dos modelos”, além de destacar o racismo institucional existente dentro dos modelos. “Foi graças a Políticas de Cotas que conseguimos democratizar esta Universidade. Precisamos falar sobre isso, há ameaças de retrocessos”, concluiu o professor.

A orientadora Isabela Cardoso concluiu seu agradecimento e parecer sobre o resultado de Almira lembrando a todos o quanto são importantes trabalhos como o apresentado. “A partir dos dados, devemos lembrar que esses hospitais universitários (do país) são das Universidades”.