Coordenadoras da ASSUFBA e Categoria participam do 5º Encontro Estadual de Mulheres da CTB Bahia, em Feira de Santana

O 5º Encontro Estadual de Mulheres da CTB Bahia aconteceu na última quarta-feira (31/05) e contou com a importante presença da coordenadora Rosângela de Santana (palestrante convidada), Eliete Gonçalves, Lina Teles, Virgínia Valadão e Elza Nery, além da coordenadora do GT de Aposentados, Dolores de Brito e as lideranças Maria Ângela, Edir e Maria das Graças.

Com a temática ‘Mulheres trabalhadoras: raça e classe, um olhar interseccional no mundo do trabalho’, mulheres dirigentes sindicais de toda Bahia se reuniram na sede da APLB-Sindicato, em Feira de Santana, onde levaram suas vivências para o debate. A presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, reforçou a necessidade de mais mulheres nos sindicatos e na política. “É positiva a lei da igualdade salarial entre homens e mulheres do governo Lula, mas temos que garantir isso na prática. Também precisamos estimular a presença das nossas dirigentes em espaços de poder nos sindicatos para avançar. Da mesma forma, na política, lançando e elegendo mais mulheres nas próximas eleições”, afirmou.

Rosângela de Santana, coordenadora da pasta de Políticas Sociais e Anti-racistas

A polêmica sobre “Rivalidade Feminina” também foi pauta do debate e quem fez a exposição foi à vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de Salvador e dirigente da CTB, Rosemeire Correia. A CTB junto com outras entidades sindicais firmou o compromisso com as pautas discutidas e vai atuar para que se tornem políticas públicas. O encontro ajudou a organizar ações no movimento sindical que visa à interação com os movimentos sociais e populares em favor das mulheres.

A coordenadora da pasta de Políticas Sociais e Antirracistas da ASSUFBA, Rosângela de Santana, á luz de Glaucia Fraccaro, pontou que as mulheres estão há 106 anos na luta por direitos e que, ainda hoje, precisam brigar por igualdade e um lugar na sociedade. Rosângela ainda salientou que, em especial, a mulher negra é mais discriminada e vítima das violências do sistema machista. “Vivemos num país racista, sexista, machista e misógino. Só conseguiremos combater essas injustiças sociais através de movimentos sociais, indo para as ruas e provocar uma mudança efetiva na nossa sociedade civil, exigindo dos nossos representantes legais mudanças na nossa legislação. Participando de encontros sindicais, desse tipo, construiremos esta nova cultura. É com encontros como este que conseguiremos mudanças efetivas na sociedade. Precisamos acreditar na força das mulheres”, declarou.

A ASSUFBA Sindicato, com a sua coordenação majoritariamente feminina, atua diariamente rumo à sociedade sem machismo, sexíssimo, misoginia e sendo mais justa para todas e todos. Livre de feminicidio. ABAIXO A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES!