Cortes do governo na educação atingem principalmente as crianças negras e pobres

😤 A gestão desastrosa do governo de Jair Bolsonaro e seu absoluto descaso com a Educação, especialmente na pandemia de Covid-19, elevou para 40,8% a quantidade de crianças brasileiras de 6 e 7 anos não sabem nem ler nem escrever – o que equivale a 2,4 milhões de pessoas.

📚 Em 2012, durante o governo de Dilma Rousseff, o índice era bem menor: 28%. Somente nos últimos dois anos o aumento foi de 65,6%. Os dados são da campanha Todos pela Educação.

👀 Estudantes negros e pobres são os mais impactados pelas políticas excludentes de Bolsonaro: entre as crianças das camadas mais vulneráveis, 51% não sabem ler, enquanto entre os mais ricos, o número cai para 16,6%.

😥 Já a diferença entre crianças brancas e negras que não sabem ler nem escrever subiu: em 2019, 20,3% das crianças brancas estavam nessa condição, chegando a 35,1%, em 2021.

👎 Entre as crianças pretas, a proporção cresceu de 28,8% para 47,4% neste mesmo intervalo. Entre as pardas, aumentou de 28,2% para 44,5%.
Enquanto “mima” o Centrão, os militares e grandes empresários aliados, Bolsonaro trata as desigualdades sociais e raciais do mesmo jeito que seu governo encara a vida: como se não fossem essenciais!

#EssencialÉAVida #Educação #desigualdaderacial