Covid-19: enquanto 50 países já vacinaram, Bolsonaro cruza os braços. Chega de enrolação. Vacinação já!

O Brasil se aproxima dos 200 mil mortos pelo novo coronavírus, conforme dados do Consórcio de Veículos de Imprensa desta quarta-feira (06/01). Foram registrados 199.043 óbitos causados pela doença. Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro segue inerte, negligente e irresponsável. Não se esforça para colocar em prática um plano de vacinação para toda a população.

Somente nas últimas 24 horas, foram registradas 1.266 mortes e 62.532 pessoas testaram positivo para a Covid-19. Enquanto no Brasil a morosidade impera, pelo menos 50 países já iniciaram a imunização. Na América Latina, Argentina, México, Chile e Costa Rica já estão vacinando a população. Outros nove também já anunciaram o plano de vacinação, que deve começar nos primeiros meses do ano.

Segundo levantamento feito pelo portal da Universidade de Oxford, Our World In Data, cerca de 15 milhões de pessoas foram vacinadas em todo o mundo. O Brasil, no entanto, convive com a incompetência do governo Bolsonaro. O presidente chegou a dizer que o Ministério da Saúde suspendeu a compra de seringas para a campanha de vacinação. Absurdo.

Para a ASSUFBA, a vacinação de toda a população de forma gratuita tem de acontecer com urgência. Vacinar no SUS (Sistema Único de Saúde) é direito de todos e dever do Estado.