Covid causa 10% dos acidentes de trabalho e milhares de afastamentos

No terceiro trimestre de 2020, a Covid-19 respondeu por um em cada dez acidentes de trabalho no Brasil e foi a principal causa de afastamento profissional. Devido à doença, 10,8 mil trabalhadores foram afastados de julho a setembro – um aumento de 246% em relação aos três meses anteriores. Os dados foram publicados nesta segunda-feira (11) no Valor Econômico.

A disparada de acidentes de trabalho reflete o aumento de casos de Covid-19 no País: houve 3,4 milhões de registros da doença no terceiro trimestre, 143% mais que no período de abril, conforme dados obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa com as secretarias estaduais de Saúde.

Os profissionais de saúde – especialmente enfermeiros, auxiliares e técnicos de Enfermagem – representam o grupo mais atingido pelo novo coronavírus. Os trabalhadores de atendimento hospitalar representaram 57% do total de acidentes de trabalho por Covid-19 no terceiro trimestre – ou 6,2 mil. A principal categoria afetada é a de técnicos de enfermagem, com 2,8 mil profissionais afastados.

A incidência maior de profissionais como enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem nos afastamentos por covid-19 ajuda a explicar por que a maior parte dos acidentes de trabalho pela doença envolveu mulheres (73%, ante 27% de homens). Essas categorias tinham participação feminina superior a 80% em 2019, de acordo com a Rais (base de dados que contabiliza os trabalhadores celetistas e estatutários). No geral, 65% dos afastamentos no terceiro trimestre do ano passado foram com homens, e 35%, com mulheres.

 

Fonte: Vermelho