CPMI deve ser instalada nesta semana para investigar ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro

A CPMI (Comissão Mista Parlamentar de Inquérito) criada para investigar os atos terroristas de 8 de janeiro,  quando foram invadidos os edifícios sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, será instalada nesta quinta-feira (25/05), às 9h. Na oportunidade, será eleito ainda o presidente do colegiado, que reunirá 32 parlamentares titulares, sendo 16 senadores e 16 deputados, com igual número de suplentes.

Os partidos já indicaram 18 dos 32 membros titulares, o maior bloco da Câmara dos Deputados indicou oito membros para compor a CPMI. Arthur Maia é um destes nomes, que também seria indicação pessoal do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O segundo maior bloco – composto por MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC – indicou outros 6 nomes. O líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR) também já indicou os nomes dos titulares e suplentes da Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB e PV), no Senado, os dois maiores blocos ainda não anunciaram seus respectivos integrantes.

Apesar dos bolsonaristas serem os mais entusiasmados com a CPMI do dia 8 de janeiro, com o controle da comissão, um dos focos da investigação deve ser Bolsonaro e militares golpistas do seu entorno, por isso, agora temem “tiro no pé”. O governo Lula também articulou para obter maioria na CPMI.