Crise política e saída democrática são analisadas em debate na Reitoria da UFBA. ASSUFBA marca presença

Na noite desta terça-feira (23/05), os Técnico-administrativos em Educação participaram de um debate sobre a crise política e saída democrática, que aconteceu na Reitoria da UFBA. O evento, que contou com o apoio da ASSUFBA, APUB e DCE, começou por volta das 18h30 e teve a presença do Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles, do Diretor da Faculdade de Direito da UFBA, Celso Castro, e de representantes das entidades apoiadoras da atividade, que compuseram a mesa.

IMG_0994

Logo de início, o Reitor João Carlos Salles destacou que “todos nós presenciamos uma crise política no país, que precisa ser analisada e discutida por toda sociedade e é de fundamental importância se aprofundar sobre esse assunto dentro da universidade”.

Questão que também foi pontuada pelo professor Celso Castro. Para ele “a universidade é a casa da reflexão, portanto, é necessário utilizá-la para fazer diversos tipos de análises, principalmente na atual conjuntura que vivemos no país”. Em seguida ele fez uma análise histórica da corrupção, destacando que esse termo foi crescendo gradativamente na sociedade civilizada, portanto não se pode estipular uma data específica para a instalação da corrupção no Brasil.

IMG_0987

“Qualquer que seja a cor partidária, nós estamos no mesmo barco. E se ele afundar, todos nós estaremos juntos. Por isso, precisamos lutar juntos por essa crise política”, alertou Celso Castro, ao falar sobre a importância do poder popular, pois é ele que precisa decidir quem deve ou não governar o país.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, ressaltou as mobilizações realizadas pelas centrais sindicais nos movimentos de luta contra as Reformas Trabalhista e Previdenciária, avaliando como positiva o despertamento de grande parte da população sobre os riscos das medidas que vêm sendo tomadas pelo governo corrupto de Temer.