Cuidados com o corpo devem ser tomados durante o verão, principalmente os idosos

Não é novidade para ninguém que o verão é a estação mais quente do ano. No entanto, neste período devem ser tomados certos cuidados com o corpo, principalmente os idosos. Desidratação e hipertermia são alguns dos problemas de saúde mais comuns durante esta época, por isso a necessidade dos mais velhos estarem atentos.

A desidratação leva à perda de sais minerais no corpo humano, devido a grande exposição ao calor. Com o processo de envelhecimento, a quantidade de água, a sensação de sede e a capacidade de transpiração no corpo dos idosos diminuem. Como método de precaução, é recomendado aos idosos não só beber líquidos, mas também a ingestão de sais minerais, encontrados em frutas, legumes e verduras.

Os sintomas que podem sinalizar para hipertermia são: náuseas, dor de cabeça, vômitos, contraturas musculares, fraqueza, tonturas e convulsões.

A hipertermia é o aumento da temperatura corporal em razão do calor externo e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, pode também ser sinalizada pela diminuição na quantidade de urina, além dos lábios e língua seca.

Manter-se hidratado, utilizar boné, chapéus, protetor solar e ter uma alimentação saudável são medidas necessárias para evitar as complicações com as fortes temperaturas. Para os idosos que fazem atividades físicas ao ar livre, é recomendado a prática durante períodos de temperaturas mais amenas.