Danos da covid-19: por uma política de atenção integral às vítimas e suas famílias

As consequências da pandemia da covid-19 em nossas vidas são imensuráveis. As vidas perdidas de familiares e amigos, o medo e isolamento social trouxeram danos sérios à nossa saúde mental. Além disso, as sequelas da doença trazem os agravos do que é ter sido contaminado.

Estou deputado federal, mas continuo atendendo como médico, orientando alunos como professor universitário. Em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na periferia de São Paulo e Campinas e, em todos os dias de atendimento, vemos o sofrimento dos pacientes com sequelas da covid-19. Alguns com sequelas cognitivas, como em crianças e adolescentes que vêm relatando perda de memória, o que é muito preocupante, pois pode atrapalhar na educação desses jovens.

Nesses mais de dois anos de pandemia, apresentei na Câmara dos Deputados ações para aliviar o sofrimento dos brasileiros e defender a vida das pessoas. Uma delas foi o Projeto de Lei 1.820/21, que institui a Política de Atenção Integral às vítimas e às famílias de vítimas da pandemia, aprovado na Comissão de Educação. O senador Jaques Wagner (PT-BA) também apresentou um PL com o mesmo teor.

Esse PL busca criar uma política de estado que ultrapasse governos, com formas de acolhimento e atenção integral às vítimas, assegurando plena recuperação de pacientes que tenham ficado com sequelas físicas e amenizando os impactos sociais.

Ainda não superamos a pandemia de covid-19, ela ainda existe e estamos tendo novamente o crescimento de casos. Temos represado um conjunto de famílias que sofrem com os impactos da covid. E não só na área da saúde, mas também no cuidado como um todo, na assistência social, na insegurança alimentar e na educação.

Temos centenas de milhares de órfãos da covid-19 que vão precisar de um grande esforço integrado da educação, saúde e assistência social para recuperar e acolher essas crianças e adolescentes. Os relatos de perda de memória de jovens pós-covid precisam de abordagem educacional complementar específica.

A pandemia trouxe uma defasagem educacional assustadora e, junto com ela, a insegurança alimentar. O espaço da escola será fundamental para recuperação dessa aprendizagem e para articulação junto à comunidade para o enfrentamento da insegurança alimentar.

Por isso, é mais do que necessário a criação de uma Política de Atenção Integral às vítimas e às famílias de vítimas da pandemia e vamos pressionar muito pela aprovação. As sequelas da covid-19 no mundo são irreversíveis e vamos continuar na luta para que os brasileiros consigam seguir com suas vidas da maneira mais acolhedora possível.

 

Fonte: Rede Brasil Atual