De forma organizada e consciente, Técnico-administrativos em Educação das Universidades Federais da Bahia marcham em Brasília pelo Fora Temer e Diretas Já

Brasília parou, nesta quarta-feira (24/05). Milhares de trabalhadores dos quatro cantos do país ocuparam a capital federal para pedir a saída de Temer, um presidente golpista, investigado e que atende aos interesses do grande capital para exterminar direitos sociais e trabalhistas.

Mais uma vez, os Técnico-administrativos em Educação das Universidades Federais da Bahia, protagonizaram o momento histórico da luta pela democracia. A categoria participou do Ocupa Brasília de maneira organizada, consciente e aguerrida. A ASSUFBA enviou 56 caravaneiros da UFBA, UFRB, UFOB, UNILAB e UFSB. Além do Fora Temer, a luta pelas Diretas Já deram o tom do protesto. É preciso respeitar a vontade popular. Somente eleições diretas podem tirar o país da crise institucional em que se encontra.

9c2757c1-a5eb-4836-9519-ea2a8ac508b6

A marcha saiu por volta das 12h do Estádio Mané Garrincha e seguiu até a frente do Congresso Nacional. A Polícia Militar e a Polícia Legislativa do Distrito Federal barraram os manifestantes.

No local, dirigentes sindicais, deputados e senadores faziam discursos. Enquanto isso, de forma truculenta e repressora, as forças de segurança do DF atacaram os trabalhadores.

Presente no ato, o diretor de Comunicação da Assufba, Antonio Bomfim Moreira, lamentou o ocorrido. “O Estado de exceção se afirma com a presença do Exército Brasileiro sendo colocado a serviço do governo dos corruptos, do governo dos bandidos, com provas confirmadas pelo nosso aparelho de repressão ideológico. Hoje, nós temos o exército na Esplanada dos Ministérios, consolidando a violência em favor dos poderosos de plantão. Mas, a manifestação desta quarta-feira (24/05) é uma prova contundente de que o povo brasileiro e os setores organizados são capazes de fazer: colocar em marcha o que tem de melhor e mais consciente em defesa da grande nação”.

8f91e02c-6c8f-455e-9886-765b0ffbdb11836a9256-b6ab-4a11-970f-908063d55be4

Homens, mulheres, crianças, estudantes, trabalhadores camponeses e rurais. Todos unidos por um bem maior: defender o país. Mais uma vez, a FASUBRA, com os seus sindicatos de base, se fez presente. “Com certeza, as centrais sindicais e o movimentos sociais vão avaliar o que aconteceu neste dia 24 e vão mergulhar na análise da conjuntura de forma muito minuciosa a fim de que os próximos passos sejam dados com muita segurança para derrotar esse desgoverno”, ressalta Bomfim.

Os próximos passos incluem a realização de uma greve geral de dois dias, que deve ser forte e elevar a consciência da sociedade no sentido de derrotar o projeto que não serve aos brasileiros. A luta dos trabalhadores não tem fim.

 

A voz do povo. Servidores pedem o FORA TEMER!

 

Confira galeria de fotos:

 

 

 

 

Em Salvador, também houve protesto contra as reformas tenebrosas, pela saída do presidente ilegítimo e pelas Diretas Já! Diversos atores da sociedade civil participaram da manifestação, que reuniu milhares de trabalhadores. 

 

 

Fotos: Francisco Vilares