Declarações do ministro Milton Ribeiro destacam plano de extermínio à educação

“A universidade deveria ser para poucos”. Esta é apenas uma das inúmeras declarações absurdas de Milton Ribeiro, ministro da Educação do governo Bolsonaro.

O ministro propaga, desde que começou a chefiar a pasta, em julho deste ano, ideias que promovem a exclusão de usuários do sistema educacional, que possuem necessidades especiais, sejam elas físicas, psicológicas ou socioeconômicas.

Até o momento, nenhuma proposta para resolução de demandas do setor foi apresentada. Enquanto o sistema educacional luta para se manter de pé, o ministro defende que o ensino profissionalizante é mais importante, uma vez que “o Brasil precisa de mão de obra técnica” e o diploma universitário não adianta pois “não tem emprego”.

O plano do ministro Milton Ribeiro mais parece um extermínio à educação. Diante do cenário pandêmico e a crise financeira do país, Ribeiro usa como justificativa “prefiro saneamento”, sobre o veto à internet para alunos e professores da educação básica pública.

O tamanho do absurdo dos depoimentos do ministro mostra que ele segue a política de desmonte e destruição da educação pública nacional, orquestrada por Bolsonaro. Está clara a posição de Milton Ribeiro, na qual a educação é apenas direito da elite.