Depois de muita persistência contra o fascismo, filme Marighella estreia no cinema

Você já ouviu falar em Carlos Marighella? Foi um político, escritor e guerrilheiro comunista, que marcou a história brasileira ao se tornar um dos principais organizadores da luta armada contra a ditadura militar, chegou até ser considerado o inimigo “número um” do regime.

O guerrilheiro Carlos ganhou o filme Marighella (2019), dirigido por Wagner Moura, cineasta baiano, que estreia no Brasil, nesta quinta-feira (04/11), justamente no dia em que Marighella foi assassinado, em 1969.

O filme conta a luta armada no Brasil durante a ditadura fascista, que durou de 1964 a 1985. Essa obra remete ao Cinema Novo (movimento dos anos 1960-70), pois tem a intenção de mostrar a realidade do Brasil como ele é na telona.

Por isso, antes de ser oficialmente lançado, os bolsonaristas tentaram impedir durante dois 2 anos a exibição do filme, mas, graças à persistência de Wagner Moura e sua equipe, o público poderá ser agraciado pela obra nas telas do cinema.

O filme tenta proporcionar ao público o drama e o debate vividos naqueles anos de dura repressão e violência contra a liberdade, justiça e o país. A obra também remete às lutas populares de toda a história do Brasil.

O filme estreia nesta quinta-feira (04/11) nos cinemas. Vale a pena ir ao cinema prestigiar. Assista também a entrevista de Wagner Moura ao programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, aqui.