Desastre ambiental: manchas de óleo continuam sendo encontradas pelo país; Bahia é o estado mais afetado

Ainda sem reposta, as manchas de óleo que atingiram estados brasileiros continuam a perseguir o litoral do país. Ao todo, 1.013 locais sofreram com a aparição das manchas e 382 deles seguem sem limpeza. Dos estados atingidos, a Bahia é o mais afetado com 193 pontos de visíveis de óleo.

Diante as investigações realizadas pela Marinha e com a participação da Polícia Federal, nenhuma conclusão foi tomada. No início do ano, no entanto, as manchas voltaram a aparecer no Ceará.

Com cinco meses desde a primeira aparição, as manchas de óleo causaram graves danos ao meio ambiente e à economia das regiões do Nordeste e Sudeste, destino de muitos turistas no período do ano em que ocorreu o desastre ambiental. No Nordeste, por exemplo, nove estados sofreram os riscos ambientas devido o contato com o resíduo. No Sudeste, em dois estados foram registradas as manchas.

De acordo com o IBAMA, 382 áreas continuam com as manchas visíveis. O único dos nove estados do Nordeste que pode se considerar limpo é o Piauí. No fim, o óleo atingiu no mínimo 130 cidades do Brasil.