Desemprego afeta 12 milhões de pessoas e é quase o dobro da mínima histórica

O governo Bolsonaro, diante das inúmeras crises que os brasileiros estão vivendo, trouxe muitos prejuízos para a população. A taxa de desemprego no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alcança o total de 12 milhões de pessoas.

A taxa de desemprego é quase o dobro da mínima histórica, iniciada em 2014, quando chegou a 6,5%. O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado alcança 34,6 milhões de pessoas. Já a taxa de informalidade, de 40,2%, significa que o país ainda tem 38,3 milhões de trabalhadores nessa condição. Ou seja, o trabalho informal supera o emprego formal em 3,7 milhões de pessoas.

A pesquisa revela ainda que o emprego sem carteira assinada foi o que mais cresceu em um ano, 18,5%. E também que a taxa de informalidade atinge 4 em cada 10 brasileiros ocupados. Além disso, a predominância de ocupações precárias leva a uma queda histórica no rendimento médio dos brasileiros. A renda média entre dezembro e fevereiro caiu 8,8% em um ano e, desse modo, é a menor para o período nos últimos 10 anos.