Desigualdade nas Metrópoles: pobres perdem 32% da renda com a pandemia

A desigualdade brasileira está escancarada durante a pandemia. Conforme informações do boletim “Desigualdade nas Metrópoles”, que compara dados do segundo trimestre de 2020 com o mesmo período do ano passado, os 40% mais pobres perderam 32,1% da renda, enquanto os 50% intermediários perderam 5,6% e os 10% mais ricos perderam 3,2%.

O levantamento foi realizado pelos pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Observatório das Metrópoles e Observatório da Dívida Social na América Latina (RedODSAL).

De acordo com a pesquisa, Salvador é a metrópole onde os mais pobres foram mais afetados, com uma diminuição de 57,4% da renda.

O estudo ainda apontou dados sobre a desigualdade racial. Segundo o boletim, negros receberam 57,4% da renda dos brancos no segundo trimestre de 2020.

Para chegar ao resultado, foram utilizados dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), datados no segundo trimestre de 2019 e 2020.