Dia de festa. ASSUFBA completa 37 anos com inauguração da Nova Sede

Todo aniversário merece presente. E no dia que a ASSUFBA completou 37 anos foi inaugurada a Nova Sede do Sindicato, uma casa própria. Uma conquista não só da entidade, mas de cada servidor que acreditou neste sonho que agora se tornou realidade. Este 1º de dezembro vai ficar guardado para sempre na memória.

Antes da inauguração da sede, os Técnico-Administrativos em Educação da participaram da Assembleia Comemorativa, que aconteceu na Escola Politécnica. O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, fez um importante retrospecto da luta do Sindicato ao longo dos 37 anos. “É uma história de muita garra. Fizemos grandes mobilizações em defesa da categoria, a exemplo de uma forte greve por isonomia salarial e tantas outras. Temos o desafio de continuar superando as dificuldades”.

a50dbc6e-ff5e-4caf-b2df-c82e4158204a

A Coordenadora Geral do Sindicato, Simone Coité, que é da UFOB, lembrou que “estamos distantes apenas geograficamente. Reafirmamos o compromisso de fortalecimento da nossa universidade e a identidade de sermos Técnico-Administrativos em Educação. É um dia de muita emoção para nós”.

Quem também parabenizou a ASSUFBA pelo aniversário foi a Coordenadora Geral, Aida Maia. “É um Sindicato de luta e resistência. Muito me orgulha fazer parte dessa história”. A sindicalista acompanhou de perto a construção e consolidação da UFRB, fundada em 2006, e que hoje conta com mais de 6 mil universitários, a maioria negros. Hoje, o futuro da universidade está ameaçado. Por isso, é necessário fortalecer a unidade e ampliar a mobilização para reverter o quadro e alterar a correlação de forças.

O reitor da UFBA, João Carlos Salles, participou da assembleia e saudou a ASSUFBA pelos 37 anos. Ressaltou o papel do Sindicato enquanto defensor da instituição. “Quando os técnicos se mobilizam estão defendendo também a universidade. Hoje, há um ataque centrado e organizado nas universidades públicas”.greve dos Técnico-Administrativos em Educação da UFBA, que começou no dia 22/11, foi reconhecida pelo reitor. “Reconheço a legitimidade do movimento e a importância das bandeiras levantadas. É importante que não seja só dos TAEs. Eu nunca vi um cenário tão grave.

A assembleia também tratou do movimento grevista e da Caravana à Brasília. Os coordenadores Antonio Bomfim Moreira e Paulo Vaz deram os informes aos presentes. Também foi passado o calendário das próximas atividades:

Calendário

04/12 – Seminário dos Turnos Contínuos, com a CAJ Central, as CAJs Locais e o Comando de Greve da ASSUFBA, Nova Sede da ASSUFBA

05/12 – Mobilização contra a reforma da Previdência

06/12 – Reunião do Comando de Greve, às 14h, na Nova Sede da ASSUFBA

07/12 – Assembleia Geral, às 9h, na Nova Sede da ASSUFBA

 

Ao final da assembleia, o Coral da ASSUFBA fez uma belíssima apresentação, bastante aplaudida pela categoria. Depois, os servidores se dirigiram à Nova Sede, onde aconteceu a inauguração, uma exposição de fotos históricas e confraternização, com direito a música, bolo, parabéns e muita comemoração. Um dia de festa.

1783b284-c9ff-424f-b455-7bea1b324956

O presidente da CTB Bahia, Pascoal Carneiro, parabenizou o Sindicato pela nova casa. “Não é só um espaço de atividades dos servidores, mas um local onde se fará a defesa das instituições públicas.

Agora, após mais de três décadas, enfim, o associado tem um local para chamar de seu. É a casa da categoria, conquistada com o esforço de cada servidor e da Coordenação da ASSUFBA.