Dia Nacional da Consciência Negra: 11° Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares está marcada para às 8h

Dedicado à reflexão sobre o preconceito existente na sociedade brasileira para com o negro, é celebrado no dia 20 de novembro (quarta-feira) o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida por ser o dia de morte de um dos maiores líderes do movimento contra o sistema escravista, Zumbi dos Palmares. Mesmo não sendo feriado em Salvador, serão realizados eventos pela cidade. Entre eles, a 11° Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé.

Com o tema “Em Defesa da Vida da População Negra: Contra a Política de Morte do Governo Bolsonaro”, a Lavagem terá início às 8h e logo em seguida conta com apresentação da Banda Didá, ABC do Samba e Tambores de Búzios. O evento é mais uma resposta da população contra o governo neofascista de Jair Bolsonaro.

Na Bahia, 81,4% da população se autodeclara negra, sendo 60% pardos e 21,4% pretos. É de extrema importância ressaltar a comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, tendo em vista os altos índices de desigualdade social existentes no estado e no país. A data serve de estímulo para o debate sobre racismo, discriminação racial e igualdade social, assim como valorização da cultura negra brasileira.