Dia Nacional dos Aposentados é marcado por luta contra o Decreto 10.620

O Dia Nacional dos Aposentados, celebrado nesta segunda-feira, 24 de janeiro, começou com intensa ação de luta. Logo no início da manhã aconteceu uma missa na Igreja de São Pedro, na Piedade, Salvador, que contou com grande participação dos aposentados.

Logo em seguida, a ASSUFBA e a categoria realizaram panfletagem na Praça da Piedade, como parte do Dia Nacional de Luta contra o Decreto 10.620, convocado pela FASUBRA. A medida dispõe sobre a competência para a concessão e a manutenção das aposentadorias e pensões do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da União, no âmbito da Administração Pública Federal. Transfere a gestão das aposentadorias e pensões para o INSS.

O INSS, que já tem mais de 30 milhões de beneficiários, receberá mais 620 mil aposentados e pensionistas dos órgãos públicos, além de conceder as futuras aposentadorias. Certamente, o que já é difícil vai se tornar mais caótico. O Instituto Nacional do Seguro Social fechou 2021 com mais de 1,8 milhão de pedidos para concessão de benefícios. No ano passado, o tempo de espera superou 100 dias.

Além do Sindicato, a panfletagem contou com a participação de outras entidades, como SINDPREV-BA, ASAPREV, FEASAPEB, CEASACMP-BA, Sindicato dos Metalúrgicos, Casa dos Aposentados e APLB-BA. O Coordenador de Aposentados da ASSUFBA, Edgar de Jesus, lembrou que os aposentados, que tanto contribuíram para a construção do país e a consolidação das universidades, merecem respeito e valorização.

Ao dialogar com a população, que deu total apoio à atividade, Edgar também ressaltou a importância de derrotar Bolsonaro, um presidente que coloca em prática um projeto de destruição de nação.

A ASSUFBA e a categoria ainda chamaram a atenção para a necessidade de o governo conceder reajuste salarial aos servidores públicos. O funcionalismo público acumula perda salarial de 19,99% somente na gestão de Bolsonaro. Ao mesmo tempo em que os preços de água, luz, alimentação e gasolina só aumentam. Abaixo o arrocho salarial. Fora Bolsonaro Genocida!

ASSUFBA COM VIDA
No período da tarde, o Sindicato realiza o ASSUFBA COM VIDA sobre o Decreto 10.620. A transmissão será pelo Facebook do Sindicato.

📲 Nos siga no Facebook: https://m.facebook.com/assufbasindicato/?locale2=pt_BR

APOSENTADOS VIVOS, ATIVOS NA LUTA!