Dilma deve se reunir com reitores neste mês

A presidente Dilma Rousseff (PT) deve receber, na próxima semana, os 63 reitores de universidades federais brasileiras para discutir agendas de projetos e de reivindicações. A afirmação é do titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias.

O reitor da Universidade cearense disse que esteve em Brasília, recentemente, para confirmar a agenda e marca a data da reunião com a presidente da República. Segundo ele, na oportunidade, serão debatidos assuntos como autonomia das universidades federais e uso dos royalties do petróleo para a educação.

A data do encontro ainda não foi confirmada mas, segundo o reitor cearense, a reunião deve acontecer no dia 14 de janeiro.

As universidades públicas tem demandas históricas que passam, sobretudo, pela necessidade de melhorias estruturais e de pessoal.

“Nós vamos apresentar uma proposta ao Governo Federal para o ensino superior e tratar do Plano Nacional de Educação, que deverá ser aprovado pelo Congresso Nacional”, explica. De acordo com Jesualdo Farias, isso vai esclarecer como as universidades poderão contribuir para acelerar o alcance das metas. (com informações de Tarcísio Colares).

Fonte: www.andifes.org.br