Diretoria da Andifes se reúne com ministro da Educação

A diretoria executiva da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais) se reuniu com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o secretário executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e o diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, Wagner Vilas Boas. Entre os tópicos da reunião estavam as questões referentes ao Enem, Fundeb, Capes, recursos de Orçamento de Outros Custeios e Capital, política econômica e nomeação de reitores.

A direção da Andifes apresentou ao ministro o resultado da V Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais. Mostrando os resultados da pesquisa, que apresentam que 26,61% dos alunos têm renda de até meio salário mínimo, 26,93% de até um salário mínimo, e 16,61% de até um salário e meio, totalizando 70,2% de estudantes com baixa renda. O vice-presidente, reitor João Carlos Salles (UFBA), explicou que já há demanda estudantil não atendida. Ainda segundo ele, as instituições têm promovido repactuação de contratos e redução de pessoal terceirizado.

Os reitores asseguraram que os cortes estão gerando prejuízos na gestão de segurança, limpeza e também em obras necessárias, como a manutenção preventiva de prédios que, se não forem realizadas. 

A Andifes reforçou a importância da nomeação do primeiro colocado na lista tríplice, ao que o ministro afirmou que irá seguir a legislação e que pretende escolher como reitor o nome mais apropriado entre os encaminhados pelas universidades, “podendo, inclusive, ser o primeiro da lista”.

Sobre a política econômica do Governo, o ministro descreveu como “fundamental”, e disse que não há expectativa de rever os contingenciamentos anunciados em um curto prazo. “O objetivo é dar autonomia para que as universidades captem recursos próprios e para que os departamentos tenham liberdade dentro da universidade.”

Ao ser questionado sobre o calendário do Enem, Weintraub garantiu que as universidades podem manter o cronograma previsto. “O Enem está assegurado e irá transcorrer com tranquilidade”, informou. A reunião aconteceu no último dia 16.