Docentes de todo o país vão às ruas nesta sexta (30)

Nesta sexta-feira (30), docentes de todo o país juntam-se aos trabalhadores de outras categorias às ruas para exigir mudanças na atual política adotada pelo governo, que retira cada vez mais direitos dos trabalhadores e não garante à população o acesso a serviços de qualidade na saúde, educação e transporte, entre outros. As manifestações programadas para esta sexta integram o Dia Nacional de Paralisações chamado pela CSP-Conlutas e mais sete centrais Sindicais e estão previstas para ocorrer, em ao menos 17 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Até o momento, mais de trinta seções sindicais do ANDES-SN já anunciaram a decisão de aderir à paralisação. No Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Pará, Distrito Federal, professores de Instituições Federais de Ensino e Universidades Estaduais irão realizar manifestações, várias organizadas em conjunto com entidades sindicais parceiras.

Na pauta de reivindicações está a melhoria da qualidade e diminuição do preço dos transportes coletivos; 10% do PIB para a educação e 10% do orçamento para a saúde pública; redução da jornada de trabalho e o arquivamento do chamado “PL das terceirizações” (PL 4330), entre outros.

Confira os eixos da pauta unificada proposta pelas Centrais:
– redução do preço e melhor a qualidade dos transportes coletivos;
– mais investimentos na saúde e na educação pública;
– fim do fator previdenciário e aumento das aposentadorias;
– redução da jornada de trabalho;
– Salário igual para trabalho igual, combatendo a discriminação da mulher no trabalho;
– fim dos leilões das reservas de petróleo;
– contra o PL 4330, da terceirização;
– Reforma Agrária.

 

Fonte: http://www.andes.org.br