Dois anos de descaso com o SUS levam a prejuízo de quase R$ 10 bilhões para a saúde pública

O SUS (Sistema Único de Saúde), que completou 29 anos na última quinta-feira (19/09), tem sofrido ataques por conta das políticas de austeridade adotadas nos últimos anos. Um dos prejuízos amargados pela população é a Emenda Constitucional 95, aprovada em 2016 durante o governo do golpista Michel Temer (MDB).

A Emenda Constitucional 95 congela os gastos na área de saúde por 20 anos, e nos dois primeiros anos de vigência (2018-2019), aproximadamente R$10 bilhões já foram retirados da saúde pública. Com isso, a população mais carente é quem é atingida pelo sucateamento do sistema. De acordo com artigo publicado pela Revista de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), em 2017, os mais atingidos são mulheres, negros e pessoas com ensino médio incompleto.

O Sistema Único de Saúde, referência no mundo, tem eficácia comprovada. Entre 1988 e 2016, a expectativa de vida do Brasil cresceu de 69,7 para 75,8 anos, segundo o IGBE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Um dos principais programas do SUS, Estratégia de Saúde da Família, obteve aumento no alcance da população de 4%, em 1998, para 62%, em 2019, de acordo com artigo da revista The Lancet.

Atualmente, o SUS vem sofrendo com o descaso do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que possui modelo de política liberal e privatista. Com previsão orçamentária 29,3%% menor do que o previsto neste ano, em 2020 o governo prevê o excedente mínimo para a área de saúde. A redução vai impactar mais ainda em quem mais precisa dos serviços.