Ebserh será debatida na reunião do Consuni nesta terça (7)

A unificação da administração dos hospitais universitários ainda gera muitas dúvidas. O estatuto da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aprovado no final do não passado, não esclarece questões fundamentais no que diz respeito ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão, nem resolve a situação dos trabalhadores dos hospitais. Servidores do Hospital das Clínicas (COM-HUPES) e da Maternidade Climério de Oliveira (MCO) estão apreensivos quanto ao futuro das unidades. Nesta terça-feira (7/2), a Ebserh estará na pauta da reunião do Conselho Universitário da UFBA, que acontecerá às 14h, na Reitoria da instituição.

“A Ebserh foi criada mesmo sob forte rejeição das entidades representativas dos trabalhadores da Educação e da Saúde, a própria ANDIFES até o início de janeiro não tinha posicionamento oficial sobre o assunto. Tememos redução dos leitos para atendimento pelo SUS e predominância do caráter assistencial em detrimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão”, ressalta a coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, Cássia Maciel.

De acordo com o coordenador geral da ASSFBA, Renato Jorge, os desdobramentos para os trabalhadores do quadro não estão transparentes. “O Art. 7º prevê a cessão de servidores à EBSERH com ônus para esta, como isso se materializa na vida funcional do servidor? Estamos todos apreensivos, queremos um amplo debate com a comunidade” afirma ele.

Para a coordenadora de Formação Sindical da ASSUFBA e também servidora do HUPES, Maria Luiza Santos, outro ponto incerto e que deve ser debatido é o encaminhamento das políticas de pessoal. “Quem será responsável pela Capacitação dos trabalhadores e trabalhadoras do HU?”, questiona a coordenadora, que ressalta a importância da presença dos servidores da Maternidade Climério de Oliveira (MCO) e do Hospital das Clínicas (HUPES) na reunião de amanhã.

ASCOM ASSUFBA Sindicato