Em Assembleia da UFRB, servidores elegem delegados à Plenária da FASUBRA e discutem demandas locais e nacionais

Na manhã desta quarta-feira (18/05), a ASSUFBA realizou Assembleia Geral Virtual com os servidores da UFRB, que aprovaram por ampla maioria (78%) os nomes de Elielson Aquino (titular) e Geraldo Fentanes (suplente) como delegados à Plenária Nacional da FASUBRA, que acontece de 3 a 5 de junho, em Brasília. Do total de votantes, 22% se abstiveram.

Entre os assuntos a serem tratados na plenária está a campanha salarial do funcionalismo público, que reivindica a recomposição salarial de 19,99%, referente às perdas inflacionárias do governo Bolsonaro.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, fez um panorama sobre a situação nacional, de forte ataque ao serviço público, e em que conjuntura está posta a campanha. Falou também da mobilização da categoria e lembrou a decisão de assembleia realizada pelo Sindicato sobre a Greve Educação, de só deflagrar o movimento paredista se ele fosse unificado.

A Coordenadora Geral do Sindicato, Aida Maia, falou sobre a Instrução Normativa nº 36, que estabelece o retorno de servidores e empregados públicos ao trabalho presencial, além da situação da pandemia de Covid-19 dentro da UFRB.

Aida tratou ainda do decreto nº 11.072, de 17 de maio de 2022, que revoga a Instrução Normativa 65 e determina o PGD (Programa de Gestão e Desempenho) da administração pública federal direta, autárquica e fundacional para todo o serviço público, presencial ou não. De acordo com ela, a norma dispensa o ponto eletrônico, mas o controle dos trabalhadores será por entrega de tarefas.

Sobre a representação dos Técnico-Administrativos em Educação no Consuni, os servidores também aprovaram a realização de eleição para suplente até o término no mandato dos titulares. Foram 86% votos favoráveis, 7% contrários e 7% de abstenções.

Em relação à composição da comissão para eleição da CIS/UFRB, foram colocados os nomes de Elielson Aquino, Geraldo Fentanes e Tércio de Miranda. No entanto, não houve manifestação para a composição da comissão para eleição de suplentes das representações no Consuni e no Concur. Os pontos serão tratados em uma próxima assembleia.